Morre mesatenista que foi prata nas Paraolimpíadas de Pequim

Publicado  quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


O mesatenista brasileiro Luiz Algacir morreu no último sábado aos 36 anos. Ele marcou seu nome no esporte paraolímpico ao ser o primeiro atleta do tênis de mesa a alcançar um pódio, com a prata conquistada nos Jogos de Pequim, em 2008.

Algacir estava internado desde julho de 2009 para a retirada de um tumor e o tratamento de um câncer.

“Recebemos consternados a notícia sobre o falecimento do atleta Luiz Algacir, um dos mais queridos no movimento paraolímpico”, pronunciou-se Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

“Ele foi um dos atletas de maior relevância no cenário nacional, teve uma carreira incrível, que culminou com a medalha de prata em Pequim. Além de um grande atleta era uma grande pessoa. Nossa condolências à família”, completou o dirigente.

Luiz Algacir perdeu os movimentos das pernas aos 15 anos, quando caiu de uma árvore. Mesmo assim, conseguiu entrar no esporte três anos depois, no tênis de mesa. Além da prata em Pequim, ele teve dois ouros no Parapan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007.

“Ele foi a pessoa mais fantástica com quem eu já trabalhei. Ele sabia ouvir, sabia aplicar a técnica e sabia treinar forte”, disse seu técnico, Benedito Rodrigues de Oliveira. “Ele foi o maior atleta brasileiro do tênis de mesa, mas as coisas não evoluíram bem (na doença)”.

0 comentários: