Berdych elimina Federer e faz história em Wimbledon

Publicado  quarta-feira, 30 de junho de 2010


A história de Wimbledon ganhou um capítulo especial nesta quarta-feira. Finalista das sete últimas edições do Grand Slam da grama, Roger Federer foi eliminado nas quartas de final da edição 2010 da disputa pelo tcheco Tomas Berdych por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6, 6/1 e 6/4.

Desde 2003, o hexacampeão Federer só perdera uma partida em Londres, a final de 2008, quando caiu diante de Rafael Nadal, atual número um do mundo. Antes, a pior campanha do suíço no torneio havia sido em 2002, quando ele não passou da primeira rodada.

A derrota para o tenista do Leste Europeu também significa a acentuação de uma decadência do ex-número 1, iniciada em Roland Garros. Em Paris, ele também caiu nas quartas, quebrando uma série de semifinais em Grand Slams que durava desde 2004.

Na semifinal, Berdych terá pela frente o sérvio Novak Djokivic, que eliminou a zebra taiwanesa Yen-Hsun Lu com facilidade, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/2. Curiosamente, o êxito de "Nole" significa a perda de uma posição para Federer no ranking mundial - antes dominante, o suíço agora cai para o terceiro lugar.

Número 13 do mundo, Berdych abusou do saque potente para vencer Federer pela primeira vez na grama. Apesar de ter feito menos aces (12 a 14) e mais duplas faltas (seis contra uma) que o adversário, o tcheco ficou em boa situação inúmeras vezes na partida devido às más devoluções de Federer.

O ex-favorito ao título de Wimbledon também teve um péssimo aproveitamento em break points: em oito oportunidades, só conseguiu quebrar o saque de Berdych apenas uma vez. Na chance desperdiçada de forma mais dramática, ele havia acabado de salvar um match point. Na volta, Tomas não vacilou e fechou a partida.

O único set em que se viu o jogo que levou Federer a ser o rei do All England Club foi o segundo, quando ele, de cara, quebrou o saque de Berdych e abriu 3 a 0, caminhando com tranquilidade para o então empate. Na etapa seguinte, porém, ele recebeu o troco e foi perdendo as forças pouco a pouco, até ser derrotado.

A outra semifinal de Wimbledon será entre os vencedores do confronto entre Rafael Nadal x Robin Soderling e Andy Murray x Jo-Wilfried Tsonga.

Fonte: Gazetaesportiva

0 comentários: