Hypólito e Hoyama lideram delegação brasileira nos Jogos Sul-Americanos

Publicado  sexta-feira, 12 de março de 2010



O ginasta Diego Hypólito, o mesatenista Hugo Hoyama e o ala Falcão, considerado o melhor jogador de futsal do mundo, encabeçam a delegação brasileira de 557 esportistas brasileiros que participarão dos IX Jogos Esportivos Sul-Americanos, que serão realizados em Medellín, na Colômbia, entre os dias 19 e 30 de março.

Hypólito é campeão mundial de ginástica e finalista olímpico, enquanto Hoyama, com nove medalhas de ouro, é o brasileiro de maior destaque nos Jogos Pan-Americanos. O nadador Thiago Pereira e a atleta dos altos ornamentais Juliana Velloso também estão entre os integrantes de renome na comitiva brasileira.

A delegação buscará conquistar o primeiro lugar do quadro de medalhas que pertenceu à Argentina na edição anterior, disputada em Buenos Aires, em 2006. Na ocasião, o Brasil foi terceiro colocado ao lado da Colômbia.

O torneio na Colômbia será usado por muitas confederações como uma etapa de preparação para os esportistas que serão a base do ciclo olímpico de 2016, quando o Rio de Janeiro será sede das Olimpíadas.

“A competência reúne nossos principais adversários nesta parte do continente. A delegação é uma mescla de atletas experientes com novos talentos que buscam seu espaço no cenário esportivo”, declarou o chefe da delegação brasileira Bernard Rajzman ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) havia anunciado que enviaria os jogadores reservas e juvenis das seleções masculina e feminina, consideradas verdadeiras potências olímpicas.

Outros esportistas do atual ciclo olímpico também não viajarão para a Colômbia e continuarão com seu calendário internacional que antecede os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, e os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

A delegação brasileira competirá em 37 modalidades e terá um recorde de participação feminina com 253 mulheres inscritas, 85 a mais que no Sul-Americanos de Buenos Aires, quatro anos atrás.

0 comentários: