Expectativas entre as nações para o jogo desta noite de quarta feira

Publicado  quarta-feira, 28 de abril de 2010



Com a pressão do tamanho de suas torcidas, Flamengo e Corinthians dão início, às 21h50m (horário de Brasília) desta quarta-feira, em um Maracanã lotado, a um duelo por uma vaga nas quartas de final da Libertadores. Depois dos altos investimentos feitos para 2010, os dois times apostam em suas estrelas, principalmente Adriano e Ronaldo, para manter viva a esperança de continuar na competição que motivou o planejamento das diretorias.

O jogo será transmitido pela Rede Globo para todo o Brasil (com exceção dos estados de PE, MG, MT, RS e das cidades de Chapecó-SC e Santos-SP), e pelo SPORTV (menos RJ e SP). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partir das 18h30m desde as saídas dos dois times de suas concentrações.



Na última terça-feira, pesquisa do Datafolha acirrou ainda mais a rivalidade entre as duas torcidas ao apontar empate técnico entre o número de rubro-negros e corintianos espalhados pelo Brasil. No estudo realizado entre os dias 15 e 16 de abril, a porcentagem de torcedores do Flamengo é de 17%, variando dentro da margem de erro, que é de 2%. Já os fãs do Corinthians têm 14% da preferência nacional. A presidente do Fla, Patrícia Amorim, levou os números na esportiva, mas considerou o empate técnico questionável. Enquanto isso, o presidente do Timão, Andrés Sanches, festejou o resultado.

O Flamengo conseguiu a sua classificação para as oitavas de maneira turbulenta. A última vaga possível, de pior segundo colocado, só veio após uma combinação de resultados de outros grupos. Enquanto isso, o Corinthians, que concentrou todas as suas forças em conquistar na competição no ano do seu centenário, teve a melhor campanha da fase de grupos e, por isso, o jogo de volta será no Pacaembu, na próxima quarta.

Independentemente do local, as atenções estarão voltadas para Adriano e Ronaldo. Apesar de estarem longe da forma física ideal, a esperança de gols ou de jogadas de efeito no clássico entre as maiores torcidas do Brasil está nos pés dos dois atacantes, que foram companheiros na seleção brasileira, na Copa de 2006. Pelo currículo dos dois, seus técnicos esperam que os dois sejam decisivos.

- Adriano tem tudo para participar muito bem. Nos últimos dias ele treinou bem e estamos confiantes que ele possa render nesta partida – disse Rogério Lourenço.

- É fundamental para as nossas pretensões na Libertadores que o Ronaldo volte a ser mais Ronaldo. Ele tem de fazer o que se espera dele. E eu tive a chance de dizer isso a ele. Nesse momento é preciso que se sinta importante. A equipe está bem, segura, mas é preciso algo mais – disse Mano Menezes.

Rômulo é a novidade do interino Rogério Lourenço


O Flamengo vai a campo atravessando um momento político conturbado. Na última sexta-feira, a presidente Patrícia Amorim demitiu o técnico Andrade, o vice de futebol, Marcos Braz, e o diretor-executivo de futebol, Eduardo Manhães. Sem um plano B após a negativa de Joel Santana, que preferiu continuar no Botafogo, o então auxiliar Rogério Lourenço foi efetivado interinamente no cargo. Mas, ao mesmo tempo, a cúpula presidencial ainda busca um nome de peso.

Enquanto isso, Rogério mostra personalidade, ou pelo menos coragem, ao dar uma oportunidade a Rômulo entre os titulares. Essa foi a principal mudança com relação ao time que vinha jogando. O volante, que foi inscrito na Libertadores ao lado Denis Marques e Ramon, saiu do grupo de reservas dos reservas diretamente para o time principal no lugar de Toró.

- Acredito muito no potencial do Rômulo e que ele vai fazer um bom jogo – explicou Rogério.

Além dele, David é a outra mudança promovida por Rogério. Mas o zagueiro, na verdade, está entrando na vaga de Álvaro, vetado com problemas na panturrilha direita. De resto, o time é todo igual, e a esperança de gols está no Império do Amor. Também há grande expectativa com relação à atuação de Adriano, que só disputou três dos seis jogos do Flamengo na Libertadores, marcando apenas um gol. No último jogo rubro-negro, contra o Caracas, o Imperador deixou o Maracanã debaixo de vaias, xingamentos e protestos da torcida.

Ronaldo volta ao time para a alegria da Fiel


Para o primeiro duelo contra o Flamengo, Mano Menezes esperava contar com o retorno do goleiro Felipe. Só que o camisa 1 continua fora por conta de um coágulo na perna direita. Assim, Julio Cesar será novamente titular. O reserva ganhou a vaga que antes era de Rafael Santos há duas partidas.

Mas o que mais importa para a Fiel é o retorno de Ronaldo. Poupado do último confronto da fase de grupos, contra o Independiente Medellín-COL, ele passou os últimos dias aprimorando a parte física. Esse empenho agradou ao técnico.

Quem ganhou um voto de confiança e tanto foi Moacir. Titular da lateral direita desde que Alessandro machucou, no dia 7 de março, contra o São Caetano, o jogador está mantido. Não só por estar em boa fase, mas também pelo que apresentou Alessandro em seu retorno aos gramados, no amistoso com o Botafogo.

- Gostei daquilo que o Alessandro produziu como primeiro retorno, mas ainda não é suficiente para voltar – disse o técnico.

0 comentários: