A seleção brasileira masculina de vôlei conheceu nesta segunda-feira os primeiros adversários na defesa do título da Liga Mundial. Nove vezes campeã, a equipe de Bernardinho reencontra a Polônia na primeira fase do torneio anual e também divide chave com os campeões olímpicos Estados Unidos e com o estreante Porto Rico. O sistema de disputa sofreu alteração em relação à fase final.
Integrante do grupo A, o Brasil estreia contra Porto Rico, que disputa a competição pela primeira vez na história, na casa do adversário. Na sequência, o time verde-amarelo encara todos os rivais em território nacional, ainda sem cidades definidas. Depois, viaja para os Estados Unidos e na última rodada para a Polônia.
Depois do polêmico sistema de disputa do Campeonato Mundial, o Brasil vê alteração também na Liga Mundial. O torneio anual, aliás, passa por frequentes ajustes. Nos últimos anos, somente o líder de cada uma das quatro chaves garantia vaga na fase final. O anfitrião também já tinha vaga assegurada e a sexta vaga ficava a critério da FIVB (Federação Internacional de Voleibol).
Nos últimos dois anos, o convidado pela entidade passou a ser o melhor segundo colocado. No entanto, para 2011, a fase final sofre nova alteração. Agora, os dois melhores de cada grupo da primeira fase se classificam e formam duas chaves de quatro integrantes na etapa seguinte. Líder e vice-líder da cada uma dessas novas composições garantem vaga nas semifinais.
Sede da fase final, a Polônia já está classificada. Caso, os europeus não fiquem entre os dois primeiros colocados do grupo A (que divide com Brasil, Estados Unidos e Porto Rico), a seleção ocupará a vaga do pior segundo colocado da primeira fase.
No Campeonato Mundial, a fórmula de disputa foi alvo de críticas de várias seleções. O Brasil se indignou e insinuou favorecimento à anfitriã Itália, que teve caminho mais suave rumo às semifinais. No entanto, na segunda fase, os comandados de Bernardinho jogaram com o regulamento e pouparam jogadores na polêmica derrota para a Bulgária. Perderam e caíram em chave mais fácil na etapa seguinte. A competição, encerrada em Roma no dia 10 de outubro com o tricampeonato brasileiro (2002, 2006 e 2010), teve alguns resultados suspeitos.
Fonte : uol.com.br
0 comentários:
Postar um comentário