Bonneville: carros ultrapassam 600 km/h em deserto de sal nos EUA

Publicado  terça-feira, 14 de setembro de 2010

Em 1949, um grupo de 50 pilotos do Sul da Califórnia conseguiu a permissão do estado de Utah, nos EUA, para correr com seus carros no deserto de sal da pequena cidade de Wendover, na divisa com Nevada. Estava formado um dos maiores eventos de quebra de recorde do mundo: a Semana da Velocidade de Bonneville, que no último mês de agosto reuniu 561 carros e motos de todos os cantos do planeta em solo americano. E o tricampeão brasileiro da Stock Car Cacá Bueno foi acompanhar de perto essa aventura.
No mesmo dia em que venceu a etapa baiana da mais importante categoria do automobilismo brasileiro, o piloto da equipe RBR deixou Salvador rumo a Salt Lake City. Da capital de Utah foram quase 200 km de carro até o deserto de sal. Um descampado de cerca de 412 km quadrados, onde há aproximadamente 15 mil anos existia um grande lago de água salgada. A evaporação e a baixa umidade do ar levaram à formação de uma extensa planície de sal bem duro, uma plataforma ideal para os pilotos tirarem o máximo da velocidade de suas máquinas, com a segurança de não terem nenhum obstáculo pela frente.
 É uma mudança muito grande vir de Salvador para cá. Esse lugar é muito fora da realidade. Nós estamos no meio do nada, cercados por sal e com um monte de foguetes incríveis. Sem dúvida é um dos lugares mais exóticos que já visitei e não vejo a hora de acelerar nestas pistas - confessou Cacá.
Diferentemente dos grandes eventos e competições de automobilismo, a Semana da Velocidade de Bonneville não distribui premiações em dinheiro e beira o amadorismo na organização. São os próprios pilotos e ex-participantes os responsáveis por conduzir o evento e criar suas regras.
- Qualquer um que corre aqui constrói o seu próprio veículo. É tudo pelo orgulho, satisfação pessoal. Vejo famílias aqui, namoros, casamentos, filhos, netos... três gerações de uma mesma família correndo. Filhos e filhas dirigindo carros de corrida. Uma coisa maravilhosa! - garantiu Dan Warner, ex-piloto e um dos organizadores da Semana da Velocidade.
A divisão das categorias é feita pelo modelo e tipo de motor do veículo. São cinco para carro e o mesmo número para motos, além de uma para caminhonetes, sendo todas separadas em dezenas de sub-categorias. Estabelecer o recorde em uma delas não é apenas superar a velocidade máxima. O piloto tem que fazer o trajeto da pista de 13 km duas vezes e calcular a média da velocidade mais alta alcançada nas milhas de marcação. Para o recorde ser homologado, ele tem que repetir a mesma marca no dia seguinte e a média da velocidade dos dois dias superar a antiga.
Na categoria dos carros mais rápidos, os Streamliners, que mais parecem com foguetes, a grande estrela é o Speed Demon, dos americanos Ron Main e George Pottet. Com dois mil cavalos de potência, o "Demônio da Velocidade" alcançou a incrível marca de 646 km/h e estabeleceu um novo recorde.
- Conseguimos uma ótima marca, mas ano que vem voltaremos para irmos ainda mais longe com esse carro. É sempre assim aqui: depois que vem a primeira vez, você sempre quer voltar para se superar - disse George, que, além de dono, é o piloto do Speed Demon.






Fonte : globo.com

0 comentários: