Após cinco temporadas, Cielo inicia ano competindo no Brasil

Publicado  sexta-feira, 11 de março de 2011



Após cinco temporadas consecutivas em que começou o ano competindo no exterior, Cesar Cielo vai nadar sua primeira competição em 2011 no Brasil. Depois de deixar a Universidade de Auburn, nos EUA, e o técnico australiano Brett Hawke para treinar com Alberto Silva em São Paulo no P.R.O. 16, grupo de alto rendimento voltado para a Olimpíada Rio-2016, o nadador disputará o Multi Meeting, no Parque Aquático Júlio Delamare, neste fim de semana. O evento é organizado pelo Flamengo, com quem Cielo renovou contrato.

– Na verdade, demoramos um pouco para fazer a primeira competição do ano. Mas fizemos um bom bloco de treinos sem competições e viagens. Será o primeiro teste para vermos como os treinos estão funcionando – disse Cielo, que treina no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), no complexo esportivo público de São Paulo, com os demais atletas do P.R.O. 16.

No evento, ele disputa os 100m livre na manhã de sábado e os 50m livre à tarde. No domingo, compete nos 100m borboleta. O Multi Meeting tem início às 9h. A programação da tarde começa às 16h. A entrada é franca.

Nos últimos anos, por conta dos compromissos em Auburn, Cielo sempre iniciava a temporada em competições nos EUA. Nadador do Pinheiros até o ano passado, quando foi para o Flamengo, o atleta somente treinava no Brasil em janeiro antes de viajar para os EUA.

Além desse evento no Rio, Cielo já definiu o restante da sua programação para o ano (mais detalhes abaixo). Ele alternará entre competições no Brasil e no exterior, sempre focado na disputa mais importante do ano: o Mundial de Desportes Aquáticos, em Xangai (CHN), em julho.

Por causa disso, o nadador fará parte da Seleção Brasileira que disputará o Open de Paris (FRA), em junho. A competição será importante pois será a preparação final para o Mundial em Xangai.

– No Open de Paris quero nadar um pouco mais rápido. Vamos dar uma boa esculpida na preparação durante o camping em Crystal Palace e fazer a adaptação ao fuso horário. Acho que no Open todos estarão nas mesmas condições, na mesma fase de preparação para o Mundial – explicou o nadador.
Cielo vai testar QG do COB
Em junho, Cesar Cielo e outros nadadores brasileiros vão testar as piscinas do Centro Esportivo Crystal Palace, em Londres (ING). Além de servir de preparação para o Open de Paris, o período de treinamento no local será utilizado para avaliar as instalações do complexo.

Em janeiro deste ano, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) escolheu o centro esportivo, localizado ao sul de Londres, para ser o centro de treinamento do Time Brasil antes e durante a Olimpíada de Londres-2012. Esta será a primeira vez que a entidade disponibilizará um local exclusivo para os brasileiros treinarem, sem dependerem dos horários preestabelecidos da vila olímpica.

– Eu estava querendo passar mesmo uns dias na Europa durante essa temporada. Vai ser bom para testarmos o local da aclimatação para a Olimpíada de Londres. Conhecer e verificar as instalações um ano antes – afirmou Cielo.

Os inícios de temporada de Cielo:
Em 2005
Foi a última vez que Cesar Cielo iniciou a temporada competindo no Brasil. Na ocasião, disputou o um torneio regional na cidade de Santos (SP)

Em 2006
Cielo começou o ano competindo nos EUA. No fim da temporada, então com 19 anos, começou a treinar na Universidade de Auburn, no estado do Alabama.
Em 2007 e 2008
Cielo iniciou essas duas temporadas nos EUA disputando o National Collegiate Athletic Association (NCAA) pela Universidade de Auburn. Em competições realizadas em jardas, ganhou dez medalhas de ouro. Em março de 2008, cravou 18s47 nas 50 jardas e 40s92 nas 100 jardas, recordes que perduram até hoje nestas provas.
Em 2009 e 2010
Nos dois anos, iniciou a temporada no Grand Prix de Austin, no Texas (EUA). Em 2009, foi bronze nos 50m livre e nos 100m livre. Em 2010, foi ouro nas duas.

Agenda de Cielo em 2011:
Em abril
Cielo fará um período de treinamentos nos EUA a partir do dia 2. Entre os dias 8 e 10, disputa o Grand Prix de Michigan.
Em maio
O nadador competirá no Troféu Maria Lenk (50 m), no Rio, entre os dias 2 e 8, no Parque Aquático Júlio Delamare.
Em junho
Entre os dias 12 e 23, Cielo integrará a delegação da natação que fará treinamento no Centro Esportivo Crystal Palace, em Londres (ING). E nos dias 25 e 26 disputará o Open de Paris (FRA).

Em junho
Disputa o Mundial de Xangai (CHN), entre os dias 24 e 31.

Em agosto/setembro
Compete no Troféu José Finkel, em Belo Horizonte (MG), entre 29/8 e 4/9.

Em outubro
Disputa os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (MEX), entre os dias 15 e 21.

Fonte : Lance!net

0 comentários: