Astros 'trintões' comandam arrancadas de Spurs e Celtics na NBA

Publicado  terça-feira, 28 de dezembro de 2010


O início da fase regular da NBA tem sido dominado por velhos conhecidos dos torcedores. Boston Celtics e San Antonio Spurs mantiveram suas bases formadas por astros ‘trintões’ e deixaram para trás rivais mais badalados dentro de suas conferências, como Miami Heat e o atual bicampeão Los Angeles Lakers.
Os Spurs são a grande sensação deste início de temporada regular. A equipe texana é dona da melhor campanha até então, com 26 vitórias em 30 jogos, e lidera com folga a equilibrada Conferência Oeste.

Um dos principais responsáveis por este sucesso é o argentino Manu Ginóbili. Aos 33 anos, o ala-armador foi titular em todos os confrontos até então e tem obtido o melhor desempenho de sua carreira na NBA, com médias de 19,5 pontos e 4,8 assistências por jogo.

Apesar de Ginóbili ter assumido o papel de protagonista, os outros astros dos Spurs também têm apresentado um bom rendimento. Aos 34 anos, o ala-pivô Tim Duncan segue como uma importante referência defensiva, além de manter média superior a 13 pontos por jogo. Já Tony Parker, de 28 anos, registrou 17,7 pontos e 7,2 assistências por partida até então.

“Se olharmos para estes números [do início da temporada] e nos acomodarmos, podemos entrar mentalmente em um atoleiro. Você acha que está em boa forma mas, inconscientemente, sua concentração e sua energia caem”, alertou o técnico dos Spurs, Gregg Popovich.

Para atingir tal desempenho, os Spurs têm escapado de um problema que afligiu o time nos últimos anos: o excesso de lesões. Somente na temporada passada, Parker sofreu com contusões no pé, joelho, tornozelo, quadril, além de uma fratura na mão. Ginóbili também passou por dificuldades físicas, principalmente em 2009.
‘Velha surpresa’ no Leste
As contratações de LeBron James e Chris Bosh para jogar ao lado de Dwyane Wade fizeram com que o Miami Heat fosse apontado como o time a ser batido no Leste. Mas quem tem roubado a cena neste início de fase regular é o Boston Celtics, atual campeão da Conferência, que venceu 23 dos 28 jogos que disputou.

Se no ano passado a equipe viveu altos e baixos até chegar nos playoffs, desta vez o time de Massachusetts tem mostrado sua força desde o início da temporada. A sólida defesa segue como a principal arma dos Celtics, que seguiram apostando em um time repleto de veteranos para brigar pelo título.

Contando com os ‘trintões’ Kevin Garnett (34 anos), Paul Pierce (32) e Ray Allen (35), os Celtics surpreenderam ao adicionar a seu elenco o pivô Shaquille O’Neal, de 38 anos. Com seu quarteto de veteranos, a equipe de Boston tem liderado o Leste desde o início da fase regular e coleciona duas vitórias sobre o badalado Heat.

“É um grande time, o melhor que já joguei”, disse Shaq. “Temos uma série de armas neste time. Qualquer um pode ser o cestinha em alguma noite. É uma equipe muito altruísta”.

As lesões, porém, seguem como um dos principais adversários da franquia. Se Kevin Garnett e Kendrick Perkins sofreram com problemas físicos nos últimos anos, na atual temporada a principal baixa é Rajon Rondo, justamente o único ‘jovem’ do quinteto titular. Aos 24 anos, o armador vinha tendo um excelente desempenho nas assistências, mas acabou afastado por contusão no tornozelo.

Fonte : uol.com.br

0 comentários: