Flu perde dois pênaltis, o jogo e a vaga na final da Taça GB

Publicado  sábado, 19 de fevereiro de 2011


O atual campeão nacional está fora da decisão da Taça Guanabara. E com um erro do craque do Brasileirão. Neste sábado, no Engenhão, o Fluminense perdeu para o Boavista por 4 a 2 na disputa de pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal. O time de Saquarema converteu todas as suas cobranças. Mas Conca e Rodriguinho perderam a primeira e a última penalidades do Flu. Ambas defendidas pelo goleiro Thiago.
Marquinho e Fred marcaram para o Flu no tempo normal. Mas o Boavista foi buscar duas vezes a igualdade, com gols de Tony e André Luiz.
Surpresa da Taça Guanabara, o Boavista, que derrotou o Vasco na fase de classificação, aguarda agora o vencedor da outra semifinal, neste domingo, entre Flamengo e Botafogo, também no Engenhão. A final da Taça Guanabara está marcada para o dia 27, no mesmo estádio.


Bolas paradas são decisivas
Apoiado por sua torcida, o Fluminense começou a partida indo para cima do adversário que, ao contrário do que poderia se supor, não se limitou a defender. A aposta do Boavista era contra-atacar, e levava perigo. Mas, logo aos oito minutos, o Tricolor saiu na frente do placar. Rafael Moura foi derrubado perto da entrada da área. Fred correu para a bola, mas foi Marquinho quem fez a cobrança. Perfeita, sem chance para o goleiro. A bola bateu no travessão e quicou dentro do gol: 1 a 0.
Mas a impressão de que o atual campeão brasileiro teria vida fácil rapidamente se dissipou. Aos 11 minutos, depois de cobrança de falta ensaiada, Tony acertou uma bomba no ângulo direito de Berna, que pulou, mas não conseguiu alcançar: 1 a 1. A igualdade mexeu com o time tricolor, que abusava das jogadas pelo meio e tinha muita dificuldade para superar a defesa do adversária, que passou a adotar uma postura mais cautelosa, esperando o rival, de olho nos contra-ataques.
Apesar de ainda mostrar desorganização, o Fluminense, de tanto insistir, conseguiu voltar à frente no placar. Aos 37 minutos, Conca fez a cobrança de uma falta na direção de Rafael Moura, que evitou a saída pela linha de fundo,  tocando para o meio da área. Fred, livre de marcação dentro da pequena área, não teve muita dificuldade para, de cabeça, mandar a bola para a rede: 2 a 1. Foi a nona vez que o artilheiro do Carioca marcou na competição.
Boavista empata e complica a vida do Flu
Apesar de o Tricolor estar em vantagem, na volta do segundo tempo pairava no ar no Engenhão o clima de incerteza por causa do equilíbrio da partida. A equipe retornou ao campo sem Fred, que foi substituído por Souza por causa de dores na panturrilha esquerda. A apreensão do Flu logo tomou sentido, aos nove minutos. Leandro Chaves levou até a linha de fundo pelo lado esquerdo e cruzou para André Luis, que antecipou a marcação e empurrou para o gol: 2 a 2. A zaga cochilou
A nova igualdade acabou com a paciência dos torcedores tricolores, incomodados com a dificuldade do time de se impor em campo. Logo depois de levar o gol, o Flu levou outro susto, novamente com André Luis, que se livrou de Carlinhos e arriscou um chute de fora da área. A bola pegou na rede pelo lado de fora.
Passado os sustos, o Fluminense melhorou na partida. A equipe colocou a bola no chão e passou a pressionar o Boavista. Souza, em chute de fora da área, e Conca, em cobrança de falta, incomodaram o adversário. Mas em um contra-ataque rápido, quem quase marcou foi o time de Saquarema. Aos 32 minutos, Leandro Chaves entrou na área e, em um lance duvidoso, caiu na área após choque com Gum. O árbitro mandou o lance seguir.
A resposta tricolor veio na cabeçada de Rafael Moura após cruzamento de Mariano, mas o He Man errou o alvo. O atacante chegou perto de marcar novamente aos 43, em um chute forte de dentro da área, mas o goleiro Thiago defendeu. O nervosismo em campo e nas arquibancadas imperou até o fim, e a partida foi para a decisão por pênaltis.
Nos pênaltis, o Flu ficou em desvantagem logo no primeira sequência. Paulo Rodrigues marcou para o Boavista, mas Conca cobrou no meio do gol e parou no goleiro Thiago. O time de Saquerema converteu os seus três pênaltis seguintes (Tony, Frontini e Edu Pina). Rafael Moura e Souza marcaram, mas Rodriguinho errou a quarta. A defesa de Thiago encerrou o jogo e iniciou a festa dos jogadores da surpresa do Carioca-2011.

Fonte : globo.com

0 comentários: