Em jogo decepcionante, Japão vence Camarões em Bloemfontein

Publicado  segunda-feira, 14 de junho de 2010


Quem pagou o ingresso para assistir a Japão x Camarões deveria pedir o dinheiro de volta. As seleções fizeram uma partida muito fraca tecnicamente, em Bloemfontein, na tarde desta segunda-feira. Algo já visto nesta Copa do Mundo. Melhor para os orientais, que conseguiram um gol no fim do primeiro tempo, de Honda, e venceram os africanos por 1 a 0.

Confronto começa truncado

Os Samurais Azuis, dispostos no 4-1-4-1, tinham como objetivo pressionar a saída de bola da equipe africana, que, estranhamente, não contava com Eto'o na posição de centro-avante. O jogador, como aconteceu durante boa parte da temporada pela Internazionale, atuou pela meia-direita, longe da grande área, onde é um leão indomável.

Coube a Webo ser a referência do ataque camaronês na primeira etapa. A seleção africana começou a partida insistindo nas jogadas pelo meio-campo e na busca pela tabela com o seu atacante. Porém, ele não teve muitas chances contra a marcação dupla de Nakazawa e Tanaka.

GALERIA: Confira as imagens da partida disputada no Free State

Já a representação da Terra do Sol Nascente, em uma dia sem muita inspiração de Honda e Hasebe, procurava atacar pelo lado direito, com Matsui. Aliás, foi em um cruzamento torto dele, aos 16 minutos, que o Japão ameaçou o gol de Hamidou. Fora isso, muita marcação e pouca criatividade.

A seleção de Camarões, sem espaço para jogar, melhorou somente a partir dos 32 minutos, com a maior participação de Eto'o. Aos 37, veio o primeio chute do time africano, com Enoh. Mas ficou nisso.

O Japão, de tanto insistir nos cruzamentos pela direita, foi recompensado. No minuto seguinte, Matsui lançou por aquele lado e a bola atravessou a área, até chegar nos pés de Honda. Dentro da pequena área, fica fácil. Ele dominou e bateu de canhota, abrindo o placar para a seleção nipônica.

As equipes foram para o vestiário devendo aos fãs em Bloemfontein. Elas fizeram um primeiro tempo travado, chato até, com muitas faltas.

MAIS COPA:
- Com gol contra bizarro, Holanda vence a Dinamarca
- Técnico da Coreia do Norte quer vitória para agradar ditador
- Goleiro inglês se desculpa por frango contra os Estados Unidos
- Verón não deve ser problema para enfrentar a Coreia do Sul
- Portugal realiza treino de reconhecimento em Porto Elizabeth
- Vuvuzelas não serão proibidas na Copa do Mundo

Leões Indomáveis voltam pressionando

Perdendo o jogo, Camarões retornou para o segundo tempo com outra postura. Logo aos três minutos, Eto'o fez bela jogada pela direita e rolou para Choupo-Moting, que chutou por cima da meta nipônica.

A equipe africana continou em cima, apertando a saída de bola adversária. O problema era o que fazer com ela depois. Falta aos Leões Indomáveis um jogador que crie as jogadas. Eto'o, um finalizador nato, não é.

O Japão sentiu o ímpeto do adversário e recuou. A linha de quatro japoneses no meio-campo da primeira etapa virou uma de cinco, com a inclusão de Abe, e se aproximou dos defensores. O técnico Takeshi Okada optava pela retranca.

Na etapa final, a seleção africana tinha vontade, mas faltava organização e qualidade. Eto'o prosseguiu enjaulado no lado direito, pouco fez. As críticas a ele feitas por Roger Milla tem fundamento, mas deveriam levar em conta também o resto do time.

Aos 36, foi a vez da equipe japonesa ameaçar. Hasebe arriscou de longe, e Hamidou espalmou. No rebote, Okazaki acertou a trave. Pena que o lance já não valia mais, por conta da marcação de impedimento.

Os Leões Indomáveis mostraram suas garras aos 40 minutos, em chute de longe de Mbia. Talvez a melhor chance da equipe. Mas o empate não veio. A bola explodiu na trave de Kawashima.

Para quem esperava mais dos africanos, a atuação desta segunda não agradou. O Japão deixou o gramado contente com a vitória magra. A torcida na África do Sul, nem tanto...

Na próxima rodada, o Japão encara a Holanda, dia 19, sábado, em Durban. Já Camarões mede forças contra a Dinamarca, no mesmo dia, em Pretória.

FICHA TÉCNICA
JAPÃO 1 X 0 CAMARÕES

Local: Estádio Free State, em Bloemfontein
Data-Hora: 14/6/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Olegario Benquerença (POR)
Assistentes: Bertino Miranda (POR) e José Manuel Silva Cardinal (POR)
Público: 30.620 presentes
Cartões Amarelos: Abe (JAP); N'Koulou (CAM)
Cartões Vermelhos: Não houve.
Gols: Honda 38'/1ºT (1-0)

JAPÃO: Kawashima, Nagatomo, Nakazawa, Tanaka e Komano; Abe, Matsui (Okazaki 23'/2ºT), Honda, Hasebe (Inamoto 42'/2ºT) e Endo; Ukubo (Yano 36'/2ºT) - Técnico: Takeshi Okada.

CAMARÕES: Hamidou, Mbia, Bassong, N'Koulou e Assou-Ekotto; Makoun (Geremi 28'/2ºT), Enoh e Matip (Emana 17'/2ºT); Choupo-Moting (Idrissou 28'/2ºT) e Eto'o; Webo - Técnico: Paul Le Guen.

Fonte: Lancenet

0 comentários: