RBR recupera domínio com pole de Vettel

Publicado  sábado, 26 de junho de 2010


O treino do GP do Canadá parecia indicar uma nova ordem para a temporada 2010 da Fórmula 1. Afinal, Lewis Hamilton tinha conseguido a pole após superar os dois carros da RBR no fim do treino classificatório. Mas 15 dias depois, neste sábado em Valência, onde será disputado o GP da Europa, tudo voltou ao normal. Sebastian Vettel assegurou a liderança do grid no último segundo com o tempo de 1m37s587, relegando o australiano Mark Webber, seu companheiro à segunda posição. O inglês da McLaren foi o terceiro.

Com um carro revisado, a Ferrari melhorou seu desempenho em relação às últimas corridas, mas ainda ficou longe de lutar pela pole position. Correndo em casa, Fernando Alonso conseguiu a quarta posição, 52 milésimos à frente do companheiro Felipe Massa, o quinto colocado na sessão. A equipe italiana apresenta, entre outras novidades, um escapamento mais baixo, similar ao usado pela RBR. A corrida será disputada neste domingo e a Rede Globo transmite as 57 voltas do GP da Europa, às 9h (de Brasília), ao vivo, direto do circuito de rua de Valência.

Rubens Barrichello, da Williams, conseguiu avançar a superpole e ficou com a nona posição no grid de largada. O curioso é que o brasileiro marcou 1m38s428, o mesmo tempo do companheiro Nico Hulkenberg. Contudo, seu companheiro largará em oitavo, uma posição à frente do veterano, por ter marcado o tempo antes, de acordo com as regras. Mas Rubinho terá a vantagem de largar pelo lado limpo, o que é importantíssimo em um circuito de rua como o de Valência.

Michael Schumacher sofreu com o mau desempenho do carro da Mercedes neste sábado. O heptacampeão da Mercedes não conseguiu ficar entre os dez primeiros colocados em nenhum momento do treino e vai largar apenas em 15º no grid. É a segunda vez seguida que ele fica fora da superpole, repetindo o mau desempenho do GP do Canadá.

Como já é praxe nos treinos classificatórios desta temporada, os estreantes brasileiros irão fechar o grid em Valência. Lucas di Grassi, da VRT, vai largar na 21ª posição, após superar pela primeira vez no ano o companheiro Timo Glock em um treino classificatório. O alemão sai em 22º. Bruno Senna, da Hispania, foi apenas o 24º, 0s251 atrás do colega Karun Chandhok, o 23º.

A grande surpresa da primeira parte do treino classificatório (Q1) foi o desempenho da Williams de Rubens Barrichello. O brasileiro, que estreia o duto aerodinâmico da equipe inglesa, sempre esteve entre os primeiros neste trecho e conseguiu uma excelente quarta posição, se classificando com folgas para a fase seguinte.

Já Michael Schumacher teve problemas com o power steering, espécie de direção elétrica, que facilita o trabalho do piloto no momento de virar o volante, quase foi eliminado no Q1. Em Valência, pista recheada de curvas travadas, o auxílio é essencial ao piloto. O alemão estava em 18º até o minuto final do trecho, quando acertou uma boa volta e se classificou em 12º.

Os eliminados nesta parte do treino foram os seis carros de Lotus, VRT e Hispania, mais de dois segundos mais lentos que os primeiros colocados. Além deles, o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, foi a outra vítima no Q1 e vai largar apenas em 18º neste domingo em Valência.

O dia não era mesmo do heptacampeão Michael Schumacher. O alemão, que já tinha enfrentado problemas no carro na primeira parte, voltou a sofrer no Q2. Sempre fora dos dez primeiros colocados, ele ficou muito longe de ter condições de conseguir uma vaga na superpole. Em 15º, ele ficou três posições atrás do companheiro Nico Rosberg, que também sofreu com o carro da Mercedes e sai apenas em 12º.

Neste trecho, os carros da Williams, que contam com várias novidades para correr no circuito de rua de Valência, continuaram a andar muito rápido. Barrichello e Hulkenberg conseguiram vaga na superpole, superando os rivais da Force India e da Mercedes. A equipe inglesa asssegurou, já no Q2, seu melhor treino classificatório nesta temporada.

Confira o grid de largada do GP da Europa, em Valência:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m37s587
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m37s662
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m37s969
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m38s075
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m38s127
6 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m38s137
7 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m38s210
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m38s428
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m38s428
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m38s523

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m38s586
12 - Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m38s627
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Ferrari) - 1m38s851
14 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Ferrari) - 1m38s884
15 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m39s234
16 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m39s343
17 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m39s458

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m39s343
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m40s658
20 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m40s882
21 - Lucas di Grassi(BRA/VRT-Cosworth) - 1m42s086
22 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m42s140
23 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m42s600
24 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m42s851

Fonte: Globoesporte

0 comentários: