Mundial 2010: Minúscula Cingapura derrota Gigante Chinês

Publicado  segunda-feira, 7 de junho de 2010



A pequena Cidade Estado de Cingapura tem aproximadamente 5 milhões de habitantes em seu diminuto território. Grande parte de sua população é de imigrantes, principalmente chineses, e no tênis de mesa não é diferente. Feng Tianwei, Wang Yuegu, Sun Beibei e Li Jiawei, não tiveram muitas chances na sua Terra Natal, e decidiram emigrar da China para Cingapura onde poderiam representar um país nos principais eventos do mundo.

Hoje a pequena Cingapura quebrou a maior hegemonia do tênis de mesa internacional, vencendo a China na final feminina e conquistando o título do Mundial por Equipes. Desde 1991 (Kobe/Japão) que a China vencia todos os Mundiais e vale lembrar que naquele Mundial de 1991 a China foi derrotada por uma equipe formada pela união das duas Coréias.



A fantástica virada de Feng Tianwei sobre Ding Ning no primeiro confronto afetou a confiança de Liu Shiwen, que entrou com muita responsabilidade diante Wang Yuegu. Parece que o fardo foi maior que ela poderia suportar e sucumbiu em 3x1. Guo Yan ainda descontou um ponto para as chinesas, mas Feng Tianwei em atuação fantástica vence Liu Shiwen e fechou a final.

Cingapura 3x1 China

1 - Feng Tianwei (2) 3x2 Ding Ning (3): 8-11, 3-11, 11-8, 11-9, 11-9
2 - Wang Yuegu (13) 3x1 Liu Shiwen (1): 11-7, 11-8, 2-11, 12-10
3 - Sun Beibei (17) 1x3 Guo Yan (5): 11-6, 6-11, 4-11, 6-11
4 - Feng Tianwei (2) 3x2 Liu Shiwen (1): 11-7, 14-16, 11-7, 9-11, 11-7



Podemos dizer que a China arriscou escalando uma equipe muito jovem e sem experiência em competições desse porte. Ding Ning (4) e Liu Shiwen (1) estão em grande fase nos Pro Tours, mas em Mundial a estória é bem diferente. Isso ficou latente principalmente no desempenho da nº 1 do Mundo Liu Shiwen, que perdeu suas duas partidas. Enquanto isso a campeã mundial de 2007 Guo Yue não foi escalada e a nº 3 do Ranking Guo Yan entrou como terceira jogadora.



Busque-se o exemplo da seleção masculina. Mesmo a “molecada” (Xu Xin, Zhang Jike e Ma Long) pegando as primeiras vagas nas seletivas, foi em Ma Lin, que quase não se classificava para o Mundial, que o técnico Liu Guoliang confiou o posto de nº 1 na final contra a Alemanha e ele não decepcionou, vencendo com certa tranqüilidade as duas partidas, enquanto o jovem Zhang Jike passou sufoco diante Christian Suss e o nº 1 do Mundo Ma Long perdeu para Timo Boll.

Foi bom ver este tabu caindo e foi muito bonito ver a alegria incontida do time cingapurense. Só não se deve comemorar mais porque o resultado é praticamente mais do mesmo. De certa forma deu China, pois todas as atletas foram formadas neste país e o resultado de hoje não representa necessariamente uma evolução de outra nação, mas pelo menos pode servir de incentivo principalmente para Coréia do Sul e Japão, além dos países europeus, que em Moscou conseguiram um brilhante 3º lugar com a Alemanha, todavia a principal atleta alemã também era uma chinesa... Está na hora de cada um andar com suas próprias pernas.

0 comentários: