Longa sequência invicta laranja tem só sete vitórias sobre times da Copa

Publicado  quarta-feira, 30 de junho de 2010


Os números assustam qualquer adversário. Entre 10 de setembro de 2008 e ao menos até 1º de julho de 2010, a Holanda soma uma incrível sequência invicta: são 23 jogos, com 18 vitórias, cinco empates, 47 gols pró e 12 sofridos em jogos das Eliminatórias europeias, amistosos e na campanha 100% na África do Sul.

Mas as mesmas estatísticas, vistas sob um olhar mais crítico, não apontam um novo bicho-papão do futebol mundial. E o Brasil, como manda o figurino, está longe de ser considerado um azarão para o duelo da próxima sexta-feira, às 11h (de Brasília), em Porto Elizabeth, pelas quartas de final da Copa do Mundo 2010. As previsões nas casas de apostas inglesas, nas quais o Brasil é apontado como favorito, não nos deixam mentir.

A Laranja Mecânica do técnico Bert van Marwijk enfrentou 18 adversários diferentes desde que perdeu para a Austrália por 2 a 1, no dia 6 de setembro de 2008, em amistoso disputado em Eindhoven. Esse foi o segundo jogo do treinador pela seleção – a estreia foi um empate por 1 a 1 com a Rússia, algoz na Eurocopa, em agosto.

De toda a sequência, somente dois rivais são considerados do primeiro escalão: Inglaterra e Itália, duas das figuras decepcionantes do Mundial, mas que não foram batidas pela Laranja (2 a 2 e 0 a 0, respectivamente, em 2009). Os holandeses também enfrentaram outras nove seleções classificadas para o Mundial da África do Sul, incluindo Paraguai (0 a 0) e Gana (4 a 1), hoje classificados para as quartas de final. Mas nestes 12 jogos – encarou o Japão em duas oportunidades –, registrou todos os seus empates e venceu sete vezes, sendo quatro já pela Copa. Mais de um terço dos 23 triunfos (oito) foram acumulados no Grupo 9 das Eliminatórias européias, contra Macedônia, Islândia, Noruega e Escócia.

A motivação por outra marca continua. Somente o Brasil de 1970 ganhou todas as partidas nas Eliminatórias e no Mundial, totalizando 12 triunfos com os 4 a 1 sobre a Itália, na decisão no Estádio Azteca (México). Para igualar o feito, a Holanda vai precisar alcançar 15 vitórias - e já soma 12. O técnico, no entanto, já é dono de um recorde invejável. Com a goleada sobre Gana, no 18º jogo, Bert van Marwijk ultrapassou Louis van Gaal e Dick Advocaat na corrida das séries de invencibilidade da Laranja.

Um dos principais pontos positivos da série invicta foi a utilização da mesma base desde o início. Jogadores como o goleiro Stekelenburg, o lateral-esquerdo Van Bronckhorst, os zagueiros Heitinga e Mathijsen, os volantes Van Bommel e De Jong, os meias Sneijder e Van der Vaart e os atacantes Kuyt, Robben e Van Persie participaram da maioria das partidas. E agora praticam todo o entrosamento adquirido, fora o poder de decisão de suas estrelas, nos campos da África do Sul. Que não seja assim no Nelson Mandela Bay.

Fonte: Globoesporte

0 comentários: