Seleção Brasileira: Último treino para acabar com maldição

Publicado  segunda-feira, 14 de junho de 2010

O último treino oficial da Seleção Brasileira antes da estreia na Copa do Mundo diante da Coreia do Norte, às 15h30, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo, ocorre nesta segunda-feira. Além de definir os detalhes finais para o confronto e fazer o reconhecimento do gramado, o técnico Dunga espera acabar com uma incômoda escrita: os cortes por lesões.

A história da Seleção Brasileira, desde a Copa do Mundo de 1970 até a última, em 2006, na Alemanha, está marcada por baixas no elenco antes da primeira partida. A única exceção ocorreu em 1990, na Itália. O volante Edmílson foi o último cortado. Ainda em Weggis, na Suiça, concentração brasileira na ocasião, o jogador sofreu uma lesão no menisco lateral do joelho direito. O volante Mineiro, do São Paulo, foi convocado para o seu lugar.

Em caso de corte, a Fifa estabelece o prazo limite de 24 horas para a inscrição de um novo jogador. A lista de suplentes imediatos entregues pela comissão técnica após a convocação oficial conta com sete nomes: Alex (Chelsea-ING), Marcelo (Real Madrid-ESP), Sandro (Internacional-RS), Paulo Henrique Ganso (Santos), Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE), Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA) e Diego Tardelli (Atlético-MG). No entanto, o escolhido para substituir um machucado não precisa estar nesta relação.

Entre os 16 cortes nas últimas dez edições da Copa do Mundo, o caso mais inusitado é o do zagueiro Mozer, ex-Flamengo e Benfica (POR). O defensor foi convocado para três Copas, mas participou de apenas uma, em 1990. Em 1986, acabou sendo cortado e deu lugar a Mauro Galvão. Se não bastasse o azar, o jogador se lesionou novamente semanas antes do início da Copa de 1994, nos Estados Undios, e abriu a vaga para Márcio Santos

Em 1998, uma onda de lesões tomou conta da Seleção dirigida por Zagallo. Entre as vítimas, o zagueiro Márcio Santos, o volante Flávio Conceição e o atacante Romário. André Cruz, Zé Carlos e Émerson, respectivamente, foram os substitutos.

Se alguns lamentaram as lesões, teve quem sorriu dobrado. O atacante Roberto Dinamite foi convocado para duas Copas do Mundo envolto ao sofrimento dos primeiros convocados. Em 1978, ele substituiu Nunes, do Santa Cruz. Na Copa seguinte, Dinamite voltou a ser chamado em cima da hora. Careca, que seria o titular, foi cortado nas vésperas da competição em razão de um estiramento.

Mas as lesões nem sempre foram os únicos motivos dos cortes. Em 1986, o lateral-direito Leandro não apareceu no embarque para o México, abandonando a Seleção em solidariedade ao amigo Renato Gaúcho, cortado dias antes por desentendimento com o técnico Telê Santana. Para o seu lugar, o quase desconhecido Josimar foi chamado para ser reserva de Édson, reserva de Leandro. Com a lesão de Édson no segundo jogo, Josimar entrou e foi um dos grandes destaques da equipe.

Em meio a tantos casos e lágrimas de quem por pouco não participou de uma Copa do Mundo, será que os comandados de Dunga vão passar imunes a maldição? Somente acompanhando o treinamento no estádio Ellis Park, às 19h (14h, no horário de Brasília), para descobrir.

Confira a lista dos 16 cortados:

Copa do Mundo


Cortado


Motivo


Substituto, respectivamente

1970


Rogério (ponta, Botafogo)


Lesão (sem registros)


Leão (goleiro, Palmeiras)

1974


Wendell (goleiro, Botafogo)


Lesão (sem registros)


Waldir Peres (goleiro, São Paulo)

1974


Clodoaldo (volante, Santos)


Estiramento muscular


Mirandinha (atacante, São Paulo)

1978


Zé Maria (lateral, Corinthians)


Contusão (sem registros)


Nelinho (lateral, Cruzeiro)

1978


Nunes (atacante, Santa Cruz)


Lesão no tornozelo direito


Roberto Dinamite (atacante, Vasco)

1982


Careca (atacante, Guarani)


Estiramento muscular


Roberto Dinamite (atacante, Vasco)

1986


Mozer (zagueiro, Flamengo)


Lesão no joelho


Mauro Galvão (zagueiro, Inter-RS)

1986


Cerezo (volante, Roma-ITA)


Distensão muscular na coxa


Valdo (meia, Grêmio)

1986


Leandro (lateral,Flamengo)


Não compareceu no embarque


Josimar (lateral, Botafogo)

1994


Mozer (zagueiro, Benfica-POR)


Lesão muscular


Márcio Santos (zagueiro, Bordeaux-FRA)

1994


Ricardo Gomes (zagueiro, PSG-FRA)


Lesão no adutor da perna direita


Ronaldão (zagueiro, Shimizu-JAP)

1998


Flávio Conceição (volante, La Coruña)


Torção no tornozelo


Zé Carlos (lateral, São Paulo)

1998


Márcio Santos (zagueiro, São Paulo)


Estiramento no músculo reto anterior da coxa


André Cruz (zagueiro, Milan-ITA)

1998


Romário (atacante, Flamengo)


Lesão na coxa direita


Emerson (volante, Bayer Leverkusen-ALE)

2002


Emerson (volante, Roma-ITA)


Lesionou o ombro no rachão antes da estreia


Ricardinho (meia, Corinthians)

2006


Edmílson (volante, Barcelona-ESP)


Lesão no menisco do joelho direito


Mineiro (volante, São Paulo)

Fonte: Lancenet

0 comentários: