Brasil supera erros bobos e estreia no Grand Prix com vitória sobre Taiwan

Publicado  sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Alguns erros não eram esperados. Assim como o placar, no segundo set, marcando vantagem de Taiwan. Mesmo assim, o Brasil passou sem sustos pelo seu primeiro desafio em busca do eneacampeonato do Grand Prix. Com bela atuação de Jaqueline, que voltou a uma competição pela equipe desde as Olimpíadas de Pequim-2008, a seleção venceu por 3 sets a 0, parciais 25/15, 25/19 e 25/12, no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP).
Nas arquibancadas, a torcida, em número menor do que o esperado, fez a festa pelas meninas da seleção. Também nesta sexta, à tarde, Itália e Japão fazem o segundo confronto do grupo A.
A seleção volta a entrar em quadra no sábado, às 10h, contra o Japão. No domingo, às 9h30m, o duelo mais esperado: Brasil x Itália.
O destaque brasileiro foi o bom desempenho do bloqueio, com 17 pontos no jogo - apenas Thaísa marcou oito, número maior que o de todo o time taiwanês. Os ataques de Jaqueline, com nove pontos, também funcionaram, assim como os de Paula Pequeno, com seis.
- O time teve um pouco de dificuldade porque a bola vinha muito baixinha. Dava para eu ter pontuado mais, porque passaram muitas bolas por baixo - disse Thaísa, que marcou dez pontos.
As brasileiras começaram o jogo sem se importar com o frio do ginásio Milton Olaio Filho. Após o primeiro saque das taiwanesas, Thaísa marcou o primeiro ponto da seleção, em jogada pelo meio. Bem maiores que as rivais, as comandadas do técnico Zé Roberto não tinham problemas para superar o baixo bloqueio. Logo, a vantagem já era de 8 a 3.




Com a partida em 15/5, o técnico Norima Sakakuchi já havia pedido tempo duas vezes para tentar orientar suas jogadoras. De nada adiantava. Apesar de alguns erros bobos, as brasileiras tinham controle total do jogo, com o bloqueio, principalmente, funcionando bem.
O primeiro rali da partida, no entanto, foi vencido por Taiwan. Após uma série de boas defesas dos dois lados, Mari acabou errando a mão e mandou para fora, com o placar em 17 a 6. A partir daí, os erros brasileiros aumentaram, e as taiwanesas ganharam alguns pontos. Mesmo assim, vitória tranquila por 25/15.
O segundo set começou com mais um erro das brasileiras, em toque de Dani Lins na rede. Na sequência, no entanto, bom ataque de Mari para empatar o jogo. Após boa defesa de Jaqueline, o Brasil virou em ponto de Thaísa.
O Brasil, porém, continuou errando mais do que o normal, e Taiwan cresceu na partida, principalmente pelas mãos de Yin-Feng Tsai. As orientais, então, ficaram pela primeira vez à frente no placar: 7/4. Uma bela cravada de Jaqueline e mais um bloqueio recolocaram as brasileiras no jogo. Depois de pedido de tempo de Taiwan, a seleção voltou a ficar à frente no placar, com 10/9.




As brasileiras voltaram a dominar o jogo depois de seis pontos seguidos do bloqueio brasileiro. Com isso, as taiwanesas se intimidaram, enquanto a torcida incentivava ainda mais nas arquibancadas. Com o placar em 17/14, Paula Pequeno entrou pela primeira vez em quadra, no lugar de Mari.
Do outro lado, Sakakuchi fazia o possível para tentar animar as suas jogadoras, pedindo tempo técnico a todo momento. As taiwanesas ainda conseguiram mais alguns pontos, mas o Brrasil fechou o set em 25/19, após ataque de Paula Pequeno.
O terceiro set começou impecável para as brasileiras. Com Paula Pequeno, Natália e Adenízia no time, a seleção abriu 9/0 com extrema facilidade. As brasileiras seguiram o mesmo ritmo, e as taiwanesas não conseguiam oferecer resistência. No fim, vitória no set mais tranquilo da partida: 25/12, depois de um ataque de Paula.


Fonte : globo.com

0 comentários: