Título nacional marca despedida de Robinho e André da Vila Belmiro

Publicado  quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Um é de uma safra santista já vitoriosa, que brindou os torcedores com o bicampeonato do Brasileiro (2002/2004). O outro é da nova geração de “Meninos da Vila”, que ainda curte as novidades da fama. O jogo da noite desta quarta-feira, no Barradão, em Salvador, marcou a despedida dos dois. Com o título de campeão da Copa do Brasil na bagagem, Robinho e André se preparam para deixar o Santos.



Aos 26 anos, Robinho se despede pela segunda vez do Alvinegro. Cria da casa, o menino que em 2002 assanhava a torcida com dribles desconcertantes voltou ao Peixe no início deste ano mais maduro e procurando recuperar o bom futebol, depois de passagens sem muito brilho por Real Madrid (ESP) e Manchester City (ING). Taticamente, não aparecia como quando despontou na Vila. Com Dorival Júnior, ele atuou mais como meia, retornando para ajudar na marcação e trabalhando a bola para os jovens Neymar e André.

Para os meninos da nova geração, Robinho, que retorna ao Manchester City, é uma espécie de irmão mais velho. O “Rei das Pedaladas”, apelido que ganhou no título do Brasileiro 2002, fez 23 partidas pelo Peixe nesta segunda passagem no clube e marcou 11 gols. O garoto de São Vicente de pernas finas e corpo franzino cresceu e passou a ter responsabilidades dentro do time. Voltou para ser capitão e erguer a taça da conquista sobre o Vitória.
A mala de Robinho está pronta, e a passagem para a Inglaterra está emitida, mas o Santos ainda sonha em mantê-lo na Vila Belmiro por mais um período. Ao fim do jogo, o lateral-esquerdo Léo correu até o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro e pediu:
- Vamos segurar esse neguinho, presidente?
O dirigente, esperançoso, respondeu :
- Acredito que possamos conseguir com que o Manchester o empreste por mais um tempo. Vou lutar como eles lutaram no campo, até o limite das nossas possibilidades - disse o presidente:
E, do jeito que Robinho é, podem ter certeza que ele vai infernizar o sheik Mansour bin Zayed al Nhyan, dono do Manchester City, para renovar o seu empréstimo ao Peixe.
- Não quero que este seja meu último título aqui. Quero muito ficar, mas não depende só de mim. Tenho contrato com o Manchester e vamos conversar agora. Contratos são para serem cumpridos. Se o Manchester aceitar, ótimo, fico na Vila. Se não aceitar, eu cumpro o meu contrato lá - completou Robinho.


                                                             André Rumo à Ucrânia

A taça também marca a despedida de um “irmão mais novo” de Robinho. Aos 20 anos, André, outra cria do Santos, deixa o time depois de 59 partidas pelo time profissional e 28 gols. Da geração de Neymar e Paulo Henrique Ganso, ele é o primeiro a dar adeus ao Santos. Por R$ 17,7 milhões, o atacante exibirá seu futebol na distante e fria Ucrânia – ele foi negociado com o Dínamo de Kiev.
André é o primeiro atleta desta safra a sair da Vila Belmiro. Com o título nacional, Neymar e Ganso têm tudo para seguir o mesmo caminho em um futuro próximo. Mas o reencontro com os amigos do Peixe já está marcado.
Robinho, André, Neymar e Ganso, chamados de Quarteto Fantástico pelos torcedores, só estarão juntos novamente no dia 10, em um amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jersey. Mas a camisa não será preta e branca. A “Selesantos”, como chegou a chamar o técnico Mano Menezes, agora se verá vestindo verde-amarelo.


0 comentários: