Cilic elimina brasileiro Ricardo Mello na primeira rodada

Publicado  segunda-feira, 24 de maio de 2010


O brasileiro Ricardo Mello chegou a Paris com a meta de fazer sua melhor campanha em um torneio do Grand Slam, mas voltou a cair na estreia. Na manhã deste domingo, o croata Marin Cilic, cabeça de chave número 10, eliminou o adversário sul-americano ao vencer por 3 sets a 1, parciais de 6/1, 3/6, 6/3 e 6/1.

De volta a um Grand Slam após quatro anos, Mello começou a partida em ritmo lento e foi dominado pelo adversário no primeiro set. Na segunda parcial, no entanto, o brasileiro evoluiu, diminuiu a quantidade de erros e conseguiu fechar depois de quebrar o rival no oitavo game.

Mello manteve o bom momento no começo do terceiro set e abriu 2/0. Na sequência, permitiu a igualdade do rival e perdeu um triplo break-point com o placar em 3/3. Cilic se recuperou o moral, conseguiu uma nova quebra e fechou. O brasileiro teve outro 40/0 quando perdia por 1/4 na última parcial, mas não converteu e perdeu o jogo.

Os dois tenistas conseguiram praticamente o mesmo número de break-points, mas o croata foi mais eficiente. Enquanto Cilic aproveitou oito das 12 chances para quebrar o brasileiro (67%), Mello converteu apenas três das 11 oportunidades que teve para romper o europeu (27%).

Desta forma, Cilic garante presença na segunda rodada de Roland Garros. Atual 12º colocado no ranking mundial, ele espera pelo vencedor do confronto entre o espanhol Daniel Gimeno-Traver e o russo Dmitry Tursunov. O ex-top 10 de 21 anos nunca enfrentou seus dois possíveis rivais.

Em 2010, Mello disputou a chave principal de Roland Garros pela terceira vez, mas segue em busca da primeira vitória. Em 2004, ele foi derrotado pelo holandês Raemon Sluiter. No ano seguinte, caiu contra Peter Wessels, mais um holandês. Coincidente, os dois rivais ocupavam o 82º posto do ranking na época.

O melhor desempenho de Mello em um Grand Slam é a terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos-2004. A última participação do brasileiro em um Slam havia sido no Aberto da Austrália-2006, quando foi derrotado pelo alemão Tommy Haas, então 45º do mundo.

Após cair em Roland Garros, o brasileiro de 29 anos e atual 91º colocado no ranking mundial planeja disputar um challenger em Roma e em seguida se preparar para a grama, já que tem presença garantida na chave principal de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada.

Fonte: Gazetaesportiva

0 comentários: